VEREADORA YOLANDA DA ALZIRA: Notícias

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Notícias




‘Discutir chapa agora não ajuda o País’, diz 
Eduardo Campos sobre 2014

14 de fevereiro, 2013


imagesO governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, negou nesta quarta-feira, que terá uma conversa com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre sua pretensão de disputar a Presidência já em 2014.
“Eu vou esperar o jornal de amanhã para ver o que Lula vai me dizer”, ironizou Campos, depois de participar da abertura da Campanha da Fraternidade da CNBB, na sede da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), no Recife.
As movimentações de Eduardo Campos nos bastidores suscitam dúvidas sobre suas reais intenções em 2014: romper com o PT e candidatar-se ou permanecer na base aliada e aguardar 2018 para um voo solo.Informações do Estadão.
14 de fevereiro, 2013


Gilberto Carvalho, durante lançamento da Campanha da Fraternidade. Foto ABR
Gilberto Carvalho, durante lançamento da Campanha da Fraternidade. Foto ABR
Já foi reproduzida pela imprensa de todo país a frase do governador de Pernambuco, Eduardo Campos,  na qual ele teria dito que ‘não tem vocação para vice’. Do mesmo modo, já se espalhara na mídia a movimentação do ex-presidente Lula em tentar lançar uma suposta pré-candidatura de Campos a vice de Dilma Roussef.
Analistas políticos  julgam, inclusive,  que a postura de Lula é uma tentativa de frear o crescimento do discurso, na imprensa, de que o neto de Miguel Arraes, aliado de primeira hora do PT, venha a lançar candidatura própria à presidência da República em 2014. O PSB, inclusive, já teria enviado um recado: ‘desautoriza Lula a seguir com o discurso de que Eduardo Campos poderia compor a chapa no cargo de vice da atual presidente’.
Burburinhos à parte, o  ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência) acabou, no entanto, de causar arrepios que o PMDB já vem sentindo há algum tempo. Carvalho afirmou, durante o lançamento da Campanha da Fraternidade, nessa quarta(13), que vem crescendo dentro do Partido do Trabalhadores a ala que deseja a troca de Michel Temer, atual vice de Dilma, por Eduardo Campos em 2014. Fato é que para o PMDB largar o osso, teria de receber grande recompensa por isso. Lula promete o governo de São Paulo.
Perguntado pelos jornalistas se não acreditava na candidatura do governador de Pernambuco à Presidência, Gilberto Carvalho respondeu:
“Não há nenhuma fala do governador, ainda, sobre esse assunto. Ele é um aliado muito importante nosso, o PSB participa do governo. Vamos esperar um pronunciamento do governador Eduardo Campos. São apenas especulações.”

Caracterização do Município de Custódia


O município de Custódia está localizado na parte setentrional da microrregião do Pajeú (nº 179), porção norte do Estado de Pernambuco, limitando-se geograficamente, ao norte, com os municípios de Iguaraci e Carnaíba, ao sul, com Ibimirim e Floresta, ao leste com Sertânia e, ao oeste, com Betânia e Flores. A área municipal ocupa 1.484,6 km², inseridos nas folhas Custódia (SC.24-X-A-III) e Afogados da Ingazeira (SC.24-Z-C-VI) editadas pelo MINTER/SUDENE. Pode ser localizada pelas coordenadas 9.105.776 kmN e 649.669KmE e situa-se a uma altitude de 542 metros.

O acesso ao município é efetuado através da rodovia federal BR-232 que interliga Recife à Parnamirim. Partindo-se do Recife percorre-se cerca de 340 Km nesta estrada até antingir a cidade de Custódia. Dispõe ainda de um campo de pouso, com pouco uso, situado próximo a BR-232, ao lado da AABB, bairro Pindoba Velha.


ASPECTOS SOCIOECONÔMICOS

De acordo com o censo demográfico de 2000 realizado pelo IBGE, a população total residente no município é de 29.928 habitantes sendo que 16.645 habitam a zona urbana e 13.324 a área rural. A densidade demográfica do município é de 20,24 hab/km².

No município de Custódia destacam-se, com maiores populações, os distritos de Maravilha com 4.365 habitantes e Quitimbú com 4.105 habitantes.

POPULAÇÃO34.305 hab.(IBGE 31.03.2011)
AGRICULTURA E PECUÁRIA
O município de Custódia tem como atividades econômicas predominantes a agricultura e a pecuária. Na agricultura destacam-se, segundo o IPE (1995), as culturas de mandioca, milho, feijão, algodão, seguindo, com participação modesta de manga, laranja, coco da bahia e goiaba. Na pecuária sobressaem-se as criações de bovinos (23.460c), caprinos (21.220c), ovinos (11.780c), suínos (9.510c). Na avicultura destaca-se a criação da galináceos (66.055 aves/ano) com uma produção de ovos da ordem de 71.955 dúzias/ano.

ASPECTOS FISIOGRÁFICOS
O município de Custódia, está inserido na unidade geoambiental da Depressão Sertaneja, que representa a paisagem típica do semi-árido nordestino, caracterizada por uma superfície de pediplanação bastante monótona, relevo predominantemente suave-ondulado, cortada por vales e estreitos, com vertentes dissecadas. Elevações residuais, cristas e/ou outeiros pontuam a linha do horizonte. Esses relevos isolados testemunham os ciclos intensos de erosão que atingiram grande parte do sertão nordestino. A vegetação é basicamente composta por Caatinga Hipercerófila com trechos de Floresta Caducifólia.

O clima é do tipo Tropical Semi-Árido, com chuvas de verão. O período chuvoso se inicia em novembro com término em abril. A precipitação média anual é de 431,8mm.

Com respeitos aos solos, nos Patamares Compridos e Baixas Vertentes do relevo suave ondulado ocorrem os Planossolos, mal drenados, fertilidade natural média e problemas de sais; Topos eAltas Vertentes, os solos Brunos não Cálcicos, rasos e fertilidade natural alta; Topos e Altas Vertentes do relevo ondulado ocorrem os Podzólicos, drenados e fertilidade natural média e asElevações e Residuais com os solos Litódicos, rasos, pedregosos e fertilidade natural média.
fonte. blog terra querida.

"Venha Viver Custódia" por Clemildo Lima


Imagens da cidade de Custódia, captadas pelas lentes do produtor e locutor Clemildo Lima em seu Canal do Youtube. Visão panorâmica do Alto do Cruzeiro, Avenida Inocêncio Lima, Praça Padre Leão e Feira Livre.
Fonte. blog terra querida

Nenhum comentário: